Desafios financeiros empresariais: quando as contas apertam, como lidar com clientes em atraso?

Inicialmente, caro leitor, é necessário esclarecer que você não está sozinho nesta jornada. Vejamos:

O Serasa Experian divulgou, em agosto de 2023, índices alarmantes de inadimplência vivenciados pelas empresas de um modo geral, que chegam à casa de 6,59 milhões, sendo que 5,82 milhões, pertencem ao grupo de Micro e pequenas empresas.

Diante do atual cenário econômico do país, uma parcela significativa de empresários, especialmente as micro e pequenas empresas encontram-se com alta inadimplência, ocasionando crise financeira e até afetando a sobrevivência destas no mercado, por exemplo, o ramo da construção civil (empreiteiros, construtoras, materiais de construção e etc…), distribuidoras (Alimentos, Medicamentos Veterinários, Bebidas, Materiais hospitalares e dentre outros). 

Assim sendo, algumas medidas deverão ser tomadas para estancar o problema e retornar a saúde financeira do negócio, tais como: uma auditoria interna, gestão estratégica do negócio (planejamento preventivo e contencioso de cobranças), aliado a um assessoramento jurídico especializado para fins de minimizar os riscos do processo de venda.

COMO COBRAR E EVITAR A QUEBRA DE RELAÇÃO COMERCIAL COM O CLIENTE EM DÉBITO COM A EMPRESA?

Cobrar clientes não é tarefa fácil e nem confortável, não é verdade? Afinal, salvo exceções, ninguém se torna devedor voluntariamente. Contudo, todos precisam continuar desempenhando suas atividades e fomentando a economia, bem como manter a própria subsistência e de sua família, sejam elas, pessoas físicas (clientes) ou pessoas jurídicas (empresas).

Notadamente as pessoas jurídicas (empresas), especialmente as micro e pequenas empresas, por exemplo, o material de construção, a mercearia da esquina, a distribuidora de bebidas e alimentos, são essenciais à atividade econômica local, pois proporcionam novas vagas de emprego, oferecem, em regra, produtos ou serviços de qualidade.

Dessa maneira, é evidente que empreender no Brasil demanda resiliência, organização e visão, tendo em vista os altos custos e riscos da operação decorrente da atividade comercial ou empresarial, sendo imperioso o recebimento (de receitas) pelos produtos ofertados ou serviços prestados.

Portanto, apesar do desconforto, é preciso realizar a cobrança dos débitos em atrasos através de terceiros (escritório de advocacia), minimizando os desgastes da imagem da empresa perante o cliente/consumidor, evitando e/ou diminuindo os riscos de prejuízos da empresa.

Para isso, é preciso atuação de Advogado Especializado em cobranças para fins de recuperação dos créditos, que talvez, você empresário “já deu como perdido”.

POR QUE DEVO BUSCAR AJUDA ESPECIALIZADA DE ADVOCACIA PARA FINS DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS DA EMPRESA?

Via de regra, a cobrança é um processo bastante delicado, demandando muito trato e cautela, desde a abordagem ao cliente, evitando abusividade da cobrança e quebra de relacionamento, até a viabilização de acordo, seja na forma amigável ou judicial.

Desta forma, o advogado especializado em recuperação de crédito possui uma equipe multidisciplinar, por exemplo, setor de cobrança com aplicabilidade de técnicas de atendimento ao cliente tais como: empatia e gentileza, observação legal para não configurar crime ou cobrança vexatória ou abusiva, além de expertise em negociação extrajudicial já com formalização de acordo sem a necessidade de uma ação judicial, prevalecendo agilidade do retorno de fluxo de caixa da empresa, e minimizando desgaste da imagem da empresa frente ao devedor/cliente e práticas de boa fé.

No entanto, excepcionalmente se demonstrarem ineficazes tais técnicas de intermediação, serão ajuizadas as devidas ações judiciais com o regular acompanhamento e atualizações sobre o andamento processual e eventuais orientações até a sua finalização.

CONCLUSÃO

A recuperação de créditos através de ajuda especializada de advogado possibilita a retomada do fluxo de caixa da empresa com amparo legal, além de possibilitar ao consumidor/cliente da empresa a retirada do nome dos órgãos de restrição de créditos decorrentes da negociação dos débitos, inclusive, minimizando o desgaste da imagem da empresa, redução de custo com treinamento de equipe em cobranças, prevalecendo a desburocratização administrativa e segurança jurídica da empresa.

Portanto, empresário (a) pare de sofrer com a alta inadimplência, entre em contato conosco do escritório ARAÚJO ADVOGADOS ASSOCIADOS através do botão do WhatsApp abaixo. Gostou do artigo? Curte e compartilhe com mais pessoas!

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