Envolvido em um incidente de homicídio: como lidar com as consequências e reconstruir a vida.

Inobstante os percalços que a vida nos impõe, definitivamente todos os indivíduos buscam através dos meios disponíveis sobreviver dentro da sociedade, e isto independente de classe social ou credo religioso, prevalecendo invariavelmente o instinto natural de SOBREVIVÊNCIA.

A luz de tal instinto, é forçoso admitir, de forma absoluta, que todo homem (ou mulher) é capaz de matar, ou seja, cometer o crime de homicídio, sendo irrelevante o contexto social e as circunstâncias que a desencadearam.  Aliás, desde os primórdios da civilização, por exemplo, originalmente na bíblia (gênesis 3:9) existe uma voz que ecoa através do espaço-tempo, perguntando a humanidade: “Onde estás?”

Ora, caro leitor, as escrituras sagradas levam-nos a reflexão que o ser humano em algum momento da história se perdeu, embora formado pelo Criador, originalmente “BOM”, estava suscetível ao PECADO, ou seja, ao cometimento de algo eminentemente “MAL”. Contudo, surge para “nós” pecadores a possibilidade de REDENÇÃO através de atos de justiça, conforme observamos na história de Caim e Abel (gênesis 4:8-16), onde há indícios do principio de defesa, atualmente conhecida como ampla defesa e contraditório.

Desta forma, hoje é imprescindível obter a melhor assistência defensiva através da figura do Advogado Criminalista, servindo como porta-voz da verdade inescapável que afligiu a pobre alma atormentada do acusado, portanto é no Tribunal do Júri que se apresenta a possibilidade de redenção do acusado, através do desempenho de uma DEFESA ESPECIALIZADA, para, ao final ser declarado inocente ou culpado, mais sempre buscando a justiça!

O QUE É O TRIBUNAL DO JÚRI?

Existem alguns crimes cometidos na sociedade, por exemplo, o homicídio doloso (quando há intenção de matar), seja na forma consumada (a vítima morre) ou tentada (a vítima sobrevive), cujo o autor é submetido ao TRIBUNAL DO JÚRI, isto é, ao julgamento formado por leigos (ou seja, por indivíduos do Povo), consagrando o Estado Democrático de Direito insculpido na Constituição Federal conferido aos jurados (representantes legítimos da comunidade local)  julgar um semelhante a luz de sua consciência e valor social.

Portanto, é no Tribunal do Júri que se descortina o lado mais sombrio da humanidade, sendo palco da lamúria humana, das malezas e misérias acometidas por almas atormentadas decorrentes de atos impensados, emoções desarrazoadas ou impelidos (in) desejavelmente por circunstâncias fáticas alheias a sua vontade culminando sempre em tragédias.

POR QUE DEVO BUSCAR UM ADVOGADO CRIMINALISTA?

Neste toar, é necessário destacar que o procedimento do Tribunal do Júri é constituído por um sistema bifásico, que preferencialmente desde o início, deve ser acompanhado por um Advogado Criminalista com ênfase no Tribunal do Júri. Entretanto, é na segunda fase que consiste na derradeira aflição dos ocupantes dos bancos dos réus, e consequentemente palco dos embates finalísticos das teses da acusação e defesa, para após ser submetida a votação dos jurados.

Eminentemente, é no plenário do Júri, que cada detalhe do processo exposto pela defesa importa. O processo é pulsante, e a estratégia defensiva é colocada em prática neste momento, revelando a preparação singular e comprometida da banca defensiva, reforçando o que afirmava Sobral Pinto “a advocacia criminal não é profissão para covardes”, e especialmente, “o Tribunal do Júri não é para aventureiros”, e muito menos, para os fracos de espírito, uma vez que está em jogo a liberdade de outrem e o destino de toda uma família.

CONCLUSÃO

A tragédia humana não faz distinção de pessoas, pois é inerente às relações em sociedade, podendo atingir a todos. E é neste momento que surge a imprescindibilidade de uma atuação defensiva obstinada e especializada, buscando dar voz aos direitos legais do acusado, clamando sempre pela LIBERDADE! 

No Tribunal do Júri não existem vencedores ou perdedores, apenas atribuição de responsabilidade penal ou não, sob o manto inquestionável da consciência social.

Francesco Carnelutti afirmava que “a essência, a dificuldade, a nobreza da advocacia é: permanecer sobre o último degrau da escada ao lado do acusado.

Portanto, caso esteja passando ou conheça alguém que está sendo atormentado por esta tragédia que é o Tribunal do Júri, não perca as esperanças, compartilhe ou entre em contato conosco do escritório ARAÚJO ADVOGADOS ASSOCIADOS através do Botão do Whatsapp.

Nosso Slogan: “Quando estiver tudo bem ou até quando não estiver, lembre-se: estaremos ao seu lado!”

Ainda com dúvidas? Fale agora com um especialista diretamente no WhatsApp:
Deixe seu Comentário:

Compartilhe:

Últimos Posts:

Violência contra a mulher: o grito desesperado por socorro.

Violência contra a mulher: o grito desesperado por socorro.

A instituição da família é considerada a base da sociedade e dos valores que a norteiam, independentemente das transformações sociais…
Desafios financeiros empresariais: quando as  contas apertam, como lidar com clientes em atraso?

Desafios financeiros empresariais: quando as contas apertam, como lidar com clientes em atraso?

Inicialmente, caro leitor, é necessário esclarecer que você não está sozinho nesta jornada. Vejamos: O Serasa Experian divulgou, em agosto…
Desafios financeiros na família: o que fazer quando o orçamento estoura e as parcelas do veículo apertam.

Desafios financeiros na família: o que fazer quando o orçamento estoura e as parcelas do veículo apertam.

É público e notório que o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, refletindo no preço final ao…